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O que são serviços de TI gerenciados e quais suas vantagens?

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O modelo de serviços de TI gerenciados é uma forma de transferir tarefas a um especialista, a fim de reduzir custos, melhorar a qualidade do serviço ou liberar equipes internas para trabalhos relacionados aos negócios. Uma empresa que presta esses serviços é chamada de provedor de serviços gerenciados (MSP).

Um terceiro que presta serviços é chamado de provedor de serviços gerenciados. Um provedor de serviços gerenciados de TI é geralmente um provedor de serviços de TI que gerencia e assume a responsabilidade de oferecer um conjunto definido de serviços de tecnologia empresarial a seus clientes proativamente ou à medida que o MSP (não o cliente) determina a necessidade dos serviços.

O provedor de serviços gerenciados é responsável pela funcionalidade do serviço ou equipamento, gerenciado com base em um Acordo de Nível de Serviço (SLA). O SLA incluirá provisões para downtime típico, recuperação de desastres, suporte técnico e operações da central de ajuda. O cliente que recebe o serviço geralmente paga uma taxa de subscrição mensal. 

As organizações terceirizam a responsabilidade de manter (e antecipar a necessidade de) diversos processos e funções para melhorar as operações, reduzir as despesas e otimizar o gerenciamento de TI.

Serviços gerenciados de TI são uma vantagem tanto para grandes organizações quanto para pequenas empresas, sejam elas novas ou estabelecidas. Entre alguns dos benefícios de usar serviços gerenciados estão:

  • Eliminação de falhas por falta de habilidades. Os serviços gerenciados podem funcionar bem para equipes que não têm tempo, habilidades ou experiência interna para gerenciar determinados níveis funcionais da empresa por conta própria ou optam por concentrar seus esforços em outras iniciativas. Contar com um especialista que preste serviços permite que suas equipes se concentrem na inovação sem se perder em tarefas rotineiras.
  • Redução de custos. Muitos serviços gerenciados são vinculados a despesas variáveis de nuvem. São serviços que podem gerar economia em equipes e treinamentos. Os preços de outros serviços gerenciados estão geralmente incluídos em uma cobrança mensal fixa. Usar um serviço gerenciado no lugar de criar operações internas de TI pode ser mais barato, além de manter os custos mais previsíveis, o que é útil para o orçamento.
  • Confiabilidade. As interrupções geram menos preocupações, porque o provedor de serviços gerenciados é responsável por manter o serviço sempre disponível. Os serviços e o suporte de TI são fornecidos de acordo com um SLA. Portanto, fica claro o que esperar e quando esperar. Uma equipe interna de TI costuma gerenciar várias responsabilidades, mas um MSP pode se concentrar em aperfeiçoar a entrega de seu serviço específico. Isso significa priorizar a integridade e a segurança do serviço, além de aplicar patches e atualizações conforme necessário.

Os serviços de TI gerenciados podem ser gerais ou específicos, dependendo de suas necessidades. Os serviços comuns podem incluir o monitoramento e a manutenção de equipamentos, gerenciamento de sistemas de TI, monitoramento remoto e gerenciamento de servidores, monitoramento de rede e outros serviços de suporte.

A abordagem tradicional para serviços gerenciados é um modelo de problema/correção que monitora os sistemas até que haja um problema a ser remediado. Muitos provedores de serviços gerenciados modernos adotam uma abordagem mais proativa para manutenção e gerenciamento, que pode incluir gerenciamento de patches e manutenção preditiva. 

Os serviços gerenciados baseados em nuvem podem variar de aplicações específicas, disponibilizadas “como serviço” (Software como serviço, ou SaaS) até plataformas e infraestrutura como serviço (IaaS e PaaS). São serviços que podem auxiliar as empresas a escalar rapidamente para atender à crescente demanda sem os custos associados ao datacenter e à infraestrutura de TI. Os serviços baseados em nuvem também podem oferecer maior acesso a dados, análises e armazenamento.

Outras empresas prestam serviços de segurança gerenciados para infraestrutura bare-metal tradicional e serviços em nuvem. Contar com especialistas em segurança confiáveis é importante principalmente para empresas com infraestrutura de nuvem híbrida.

 

O termo "serviços gerenciados de TI" costuma aparecer ao lado de outros termos, como "serviços de nuvem", mas qual é a diferença?

Serviços de nuvem são ofertas de software gerenciadas por fornecedores e entregues aos clientes sob demanda. Os serviços de nuvem geralmente incluem o gerenciamento do fornecedor de serviços de plataforma, dados e aplicações, mas não incluem o gerenciamento da carga de trabalho do cliente. Enquanto isso, os provedores de serviços de TI gerenciados normalmente disponibilizam a plataforma de nuvem na qual os serviços são entregues. 

O Red Hat® Cloud Services inclui plataforma gerenciada e hospedada, aplicações e data services que aceleram o tempo para retorno e ainda reduzem os custos e a complexidade operacionais da disponibilização de aplicações nativas em nuvem.As organizações podem criar e escalar aplicações com confiança, usando uma experiência simplificada entre serviços e nuvens, enquanto a Red Hat gerencia o restante.

Os serviços de nuvem da Red Hat compreendem uma plataforma para desenvolver, implantar e escalar aplicações nativas em nuvem em ambientes de nuvem híbrida aberta. A combinação de Kubernetes de nível empresarial, abordagem nativa em nuvem para entrega de aplicações e operações gerenciadas permite que as equipes de desenvolvimento empresarial aumentem a velocidade das aplicações e se concentrem nas principais competências.

 

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