Inscreva-se no nosso blog

Quando o Ansible foi adquirido pela Red Hat em outubro de 2015, a líder mundial no fornecimento de soluções open source adicionou uma ferramenta popular (se não A mais popular) de automação de TI ao seu portfólio de nuvem híbrida. Com esta aquisição, a Red Hat agora poderia oferecer integração de automação de TI apoiada pelo suporte e certificação de classe mundial da Red Hat, que ajuda a tornar a inovação open source consumível para empresas. No nível do produto, o Ansible atendeu ao desejo da Red Hat de fornecer automação por meio de um design mais simples e de uma arquitetura modular construída em código aberto. No nível do portfólio, o Ansible atendeu ao desejo da Red Hat de oferecer suporte a uma arquitetura multicamadas, fornecer maior consistência multicamadas e oferecer suporte a vários fornecedores.

O Ansible passou por muitas fases, começando como uma ferramenta apenas para automação de TI, e evoluiu para se tornar um ponto focal para estratégias de aplicações inteligentes. Ao mesmo tempo, houve uma expansão de soluções complementares de parceiros certificados e novos casos de uso para atender os clientes onde eles estão. Mesmo com todas essas mudanças, em sua essência, o Ansible começa e termina com a solução de problemas humanos na tecnologia, como lidar com tarefas e processos repetitivos em grande escala.

Solução de problemas

O Ansible começou como uma forma de resolver o problema de um indivíduo. Ofereceu aos profissionais que não são especializados uma tecnologia que simplificou a complexidade técnica, transformando conjuntos de tarefas replicáveis em ações que podem ser realizadas sem intervenção manual, abrindo o potencial para enormes economias de tempo.

Esses princípios fundamentais serviram de base para futuras iterações, com a versão da Red Hat escalando as necessidades individuais de automação até o nível de controle empresarial. A natureza simples, poderosa e sem agentes do Ansible estendeu-se à delegação, logging e governança no que era o Red Hat Ansible Tower (agora controlador de automação).

O console de gerenciamento centralizado permitiu que os indivíduos poderiam executar o Ansible Tower em toda a infraestrutura de TI da empresa. Mas simplesmente a escala não é a última parada para a inovação; a tecnologia de automação deve evoluir à medida que as necessidades dos negócios evoluem.

Como lidar com a repetibilidade

Ferramentas diferentes são sintomas de equipes isoladas, com ineficiências de processos combinadas, duplicação de trabalho desnecessárias e coordenação prejudicada. As empresas começaram a ver o potencial da tecnologia de automação como um verdadeiro amplificador, e a mentalidade da automação mudou do que antes era pessoalmente vantajoso para um multiplicador de forças. Mas para fazer esta mudança com sucesso, mais pessoas e equipas precisavam de acesso à automação fornecida de forma consistente e eficiente em toda a organização.

A Red Hat lançou o Red Hat Ansible Automation Platform com recursos para colaboração entre equipes, governança e análise para facilitar a criação, o compartilhamento e o gerenciamento da automação em toda a empresa. Com uma plataforma de nível empresarial para construir e operar automação em escala, as organizações poderiam ser mais eficientes, reduzir seus riscos e obter uma experiência mais consistente em todos os domínios de infraestrutura e tecnologia. Sua rearquitetura nativa da nuvem ampliou ainda mais essa ideia, adicionando recursos de automação independentes para aumentar a escala entre infraestruturas TI, ao mesmo tempo em que insere a automação mais profundamente para o ciclo de vida de desenvolvimento de aplicações.

Pessoas e equipes agora podem trabalhar em colaboração usando uma plataforma que fornece a estrutura, o controle e a arquitetura para executar a visão estratégica de uma organização. A plataforma conta com recursos técnicos para unir sistemas tradicionais a serviços modernos, abrangendo a nuvem híbrida e estendendo-se do data center empresarial até a extremidade da edge.

Expansão de casos de uso

A natureza extensiva do Ansible Automation Platform significa que é fácil escrever módulos e plug-ins de conexões para diferentes tecnologias para diferentes casos de uso. A mentalidade começou com quanto podemos executar e depois mudou para onde podemos executar. À medida que adicionamos novos recursos, todos eles seguem o mesmo princípio: há um conjunto de tarefas que consomem tempo, então como posso torná-las mais rápidas e eficientes? Lembre-se de que a automação tem um problema a resolver.

Uma interação mais nativa entre o Ansible Automation Platform e dispositivos de rede, armazenamento, mainframe e edge ofereceu uma maneira de abordar a profundidade das ferramentas nesses espaços. Com um plug-in de conexão, as equipes agora podem conversar com esses dispositivos e se comunicar com comandos e sequenciar tarefas, usando habilidades e fluxos de trabalho com os quais já estão familiarizados.

O Ansible Automation Platform também possui um ecossistema de parceiros e conteúdo certificado em constante expansão. Apenas nos últimos três anos, as Red Hat Ansible Certified Content Collections cresceram mais de 125%, com uma média de quase três novas coleções de parceiros a cada trimestre.

Conectando a automação de TI às funcionalidades inteligentes

Esta noção de conectar o Ansible a outros sistemas levou a outra ideia: à medida que aspiramos empoderar os indivíduos com a automação, como podemos tornar outros sistemas mais poderosos também? Apresentamos o Event-Driven Ansible para ampliar o valor de investimentos de TI existentes nas empresas, interagindo com fontes de eventos de monitoramento de terceiros, observabilidade e ferramentas de analytics de TI que os clientes já estão usando. Após receber eventos destas ferramentas terceiros, ele determina os próximos passos e ações baseadas automaticamente em regras pré-determinadas sem interação humana. Ao dar ao Event-Driven Ansible esse poder, isso ajuda a aliviar tarefas rotineiras, volumosas, manuais e propícias a erros que contribui para uma resolução de problemas mais rápida e eficiente.

Até este ponto, expandimos quem pode usar a automação e expandimos as tecnologias que podem usar a automação. Mas à medida que as lacunas de competências continuam a aumentar no mundo das TI, há uma procura ainda maior para capacitar mais pessoas com a automação da TI.

O Red Hat Ansible Lightspeed embute IA específica de domínio do IBM watsonx Code Assistant diretamente no Ansible Automation Platform. Isso significa que os usuários podem inserir um prompt direto em inglês para produzir um Playbook Ansible apropriado, fazendo com que seja mais fácil traduzir um conhecimento sobre o domínio em código YAML para enfrentar imediatamente os desafios específicos do setor ou da função. Ele impulsiona a adoção de automação mais consistente e precisa em toda a organização, para que usuários novatos comecem a automatizar tarefas, enquanto os automatizadores experientes ficam não precisam mais criar as tarefas menos importantes. Basicamente, estamos capacitando mais pessoas a escrever código Ansible eficaz para seus próprios propósitos, fornecendo-lhes uma ferramenta que facilita o acesso a conhecimentos mais profundos.

Para onde vamos a partir daqui? Era da inteligência artificial

Sabemos o valor da automação de TI e os motivos pelos quais precisamos da automação de TI não vão desaparecer. A lacuna de competências em TI está cada vez maior. As operações do dia 2 ainda são muito manuais. Já existe muita complexidade e ela continua aumentando. Há pressão para fazer mais com menos.

Portanto, o próximo passo na Ansible Automation Platform é ajudar a minimizar esses pesos, oferecendo as ferramentas para abraçar e acelerar totalmente a adoção da automação. Acreditamos que alguns dos recursos mais importantes que podemos oferecer aos nossos clientes giram em torno da inteligência artificial. Imagine a IA ensinando aos novatos em automação o que um playbook faz para que eles possam expandir seus conhecimentos. Ou, imagine desenvolvedores de automação se tornando mais produtivos usando a IA para encontrar o conteúdo de que precisam no local, ou mesmo para a IA revisar um manual automatizado para PMEs e torná-lo ainda melhor, para poderem concretizar ideias com a criação de conteúdo superior.

Embora esse futuro esteja próximo, o primeiro passo para os usuários é se acostumar com o Red Hat Ansible Lightspeed, que agora faz parte da experiência do Ansible Automation Platform. Uma introdução ao Red Hat Ansible Lightspeed é um primeiro passo empolgante para incorporar IA ao Ansible, e a Red Hat continuará indo além do que é possível com a mesma filosofia sobre automação que sempre tivemos: ajudar o cliente a resolver um problema.

Empoderamento gera inovação na automação

Não falamos sobre empoderamento o suficiente naquilo que fazemos. Toda essa tecnologia, em sua essência, está aqui para capacitar usuários de automação, com diversos níveis de experiência, a automatizar eficazmente para resolver problemas.

A automação de TI inverte a nossa medida de valor, que historicamente dependia de colaboradores individuais que fizessem algo de forma particularmente rápida. Agora, com a automação de TI, quase qualquer pessoa em uma organização pode executar tarefas em ritmo acelerado. O valor dos colaboradores individuais passa a ser a sua capacidade de inovar e de levar o conhecimento a outros, para poderem acelerar o seu próprio ritmo e ampliar a inovação em toda a organização.

Isto é o que impulsiona a nossa inovação: clientes e membros da comunidade empoderados, aplicando novas formas de pensar à automação, que destacam novos casos de uso e impulsionam mais inovação baseada em tecnologias mais poderosas. Usuários e equipes capacitados não dependem mais de terceiros para agir; eles farão isso acontecer porque eles podem.


Sobre o autor

Richard is responsible for the Ansible Automation Platform strategy. With more than 16 years of experience in Financial Services IT across a range or operational, design and Architecture roles. As well as being an Ansible customer before joining the Red Hat team, he brings a customer focused viewpoint to compliment the strong engineering capabilities of one of the most popular open source projects.

Read full bio

Navegue por canal

automation icon

Automação

Últimas novidades em automação de TI para empresas de tecnologia, equipes e ambientes

AI icon

Inteligência artificial

Descubra as atualizações nas plataformas que proporcionam aos clientes executar suas cargas de trabalho de IA em qualquer ambiente

open hybrid cloud icon

Nuvem híbrida aberta

Veja como construímos um futuro mais flexível com a nuvem híbrida

security icon

Segurança

Veja as últimas novidades sobre como reduzimos riscos em ambientes e tecnologias

edge icon

Edge computing

Saiba quais são as atualizações nas plataformas que simplificam as operações na borda

Infrastructure icon

Infraestrutura

Saiba o que há de mais recente na plataforma Linux empresarial líder mundial

application development icon

Aplicações

Conheça nossas soluções desenvolvidas para ajudar você a superar os desafios mais complexos de aplicações

Original series icon

Programas originais

Veja as histórias divertidas de criadores e líderes em tecnologia empresarial